terça-feira, 19 de maio de 2009

INFORMAÇÕES GERAIS - PAPERS’ SUBMISSION

VI ENCONTRO NACIONAL, I ENCONTRO INTERNACIONAL E I ENCONTRO FLUMINENSE SOBRE ATENDIMENTO ESCOLAR HOSPITALAR
Niterói - 2009

Apresentação


O VI ENCONTRO NACIONAL SOBRE ATENDIMENTO ESCOLAR HOSPITALAR tem como objetivo reunir profissionais da educação básica e do ensino superior, pesquisadores e acadêmicos das áreas de educação, serviço social, psicologia, medicina, enfermagem, dentre outras áreas de conhecimento para que apresentem, conheçam, troquem e produzam experiências voltadas para a garantia do direito de acesso à escolaridade a todas as crianças e adolescentes em situação de hospitalização ou em tratamento domiciliar.

Os Encontros anteriores foram realizados em 2000 no Rio de Janeiro, 2002 em Goiânia, 2004 em Salvador, 2005 em Porto Alegre, e em Curitiba no ano de 2007. Em 2009 acontecerá em Niterói, Rio de Janeiro, nos dias 8, 9, 10 e 11 de setembro, na UNILASALLE, situada à Rua Gastão Gonçalves, nº 79, Santa Rosa, Niterói/RJ.
O VI Encontro Nacional sobre Atendimento Escolar Hospitalar sediará ainda, reuniões e a assembléia geral da REDE LATINOAMERICANA E DO CARIBE PELO DIREITO À EDUCAÇÃO DA CRIANÇA OU JOVEM HOSPITALIZADO OU EM TRATAMENTO, com sede na cidade de Santiago no Chile.




Formas de Participação

A participação no Encontro ocorrerá de duas formas:

Ø Participantes sem apresentação de trabalhos;
Ø Participantes com apresentação de trabalhos: palestrantes, conferencistas e expositores de pôster comentado;



Os trabalhos serão classificados em três modalidades:


I - Comunicações orais realizadas por encomenda e organizadas em conferências ou mesas redondas. Nesta modalidade, profissionais que tenham experiência e/ou saberes reconhecidos no meio acadêmico e/ou profissional serão convidados a desenvolver temáticas específicas definidas pelo Comitê Científico.

II - Pôster Comentado a partir de submissão de proposta a ser encaminhada pelo interessado ao Comitê Científico do Encontro. Tal proposta deverá estar circunscrita a um dos cinco eixos temáticos do Encontro (conforme especificado abaixo).

III – Exposição de quadros a partir de trabalhos realizados com as crianças/adolescentes que participaram diretamente de atendimento pedagógico em ambiente hospitalar.


Eixos Temáticos do Encontro:

1 - Currículo - trabalhos que versem sobre a questão da organização curricular do trabalho pedagógico-educacional realizado em ambiente hospitalar;


2 - Avaliação - trabalhos que apresentem reflexão teórico-metodológica sobre os processos de avaliação da aprendizagem na prática cotidiana da escola no hospital;


3 - Mediação - trabalhos que apresentem análise crítica sobre práticas pedagógico-educacionais desenvolvidas em ambiente hospitalar;

4 - Gestão - trabalhos que discutam questões sobre práticas gestoras no âmbito das políticas do sistema educacional e da gestão das práticas pedagógico-educacionais desenvolvidas em ambiente hospitalar;

5 - Formação de Professores - trabalhos que abordem reflexões acerca da formação dos profissionais de educação que atuam em classe hospitalar ou em atendimento pedagógico domiciliar.

Regras para Inscrição:

IMPORTANTE:

Ø As inscrições com apresentação de trabalhos encerram-se no dia 15 de julho de 2009 (o comprovante de pagamento da inscrição poderá ser remetido até 15 de agosto).

Ø As inscrições sem apresentação de trabalho deverão ser feitas até o dia 30 de agosto.

Para realizar a inscrição, os interessados devem preencher a ficha de inscrição conforme orientações e remetê-la em anexo no formato Word (doc) para o e-mail encontro@intertextoeditora.com.br.

Valor das inscrições:

INSCRIÇÕES
ATÉ 30/07 - R$ 50,00
APÓS 30/07 - R$ 60,00



O depósito da inscrição deverá ser efetuado em favor de Intertexto Editora, Banco Real, Agência 0396, conta corrente 8755478.

OBSERVAÇÃO: O comprovante de depósito deverá ser escaneado, identificado com o nome do inscrito e remetido em anexo em formato Word (doc) para o e-mail encontro@intertextoeditora.com.br.
Poderá, também, ser remetido por fax para (21) 2613 3732.

Somente poderão apresentar os trabalhos aprovados no Encontro aqueles que comprovarem o pagamento até o dia 15 de agosto.


Regras e orientações para submissão de Pôster Comentado:

- somente poderão submeter trabalhos os inscritos no evento;
- cada autor poderá submeter até 2 (duas) propostas de trabalho, seja individualmente ou em co-autoria;
- o Pôster deverá ser montado mo primeiro dia do encontro, ficando exposto durante todo o evento;
- a confecção do Pôster, com as dimensões de 90 cm de largura, por 100 cm de altura, é de responsabilidade de seu(s) autor(es);
- a proposta de trabalho será enviada ao Comitê Científico do Encontro sob a forma de Resumo Expandido.
- Cada Resumo Expandido deverá ser enviado até o dia 30 de junho de 2009, como anexo em arquivo Word (doc) para o email encontro@intertextoeditora.com.br, juntamente com a FICHA DE INSCRIÇÃO COM APRESENTAÇÃO DE TRABALHO, também em anexo, em formato Word (doc). Ambos os arquivos deverão ser nomeados da seguinte forma:
Identificação do arquivo + Eixo Temático + último sobrenome do primeiro autor.

Ex.: 1º arquivo - INSCRIÇÃO CURRÍCULO SILVA
1º arquivo - RESUMO EXPANDIDO CURRÍCULO SILVA

Ø o resumo deverá ter entre 4000 e 5000 caracteres, com espaçamento simples, contendo título do trabalho, nome(s) do(s) autor(es) e três palavras-chave; o texto do resumo deve ser escrito sem parágrafo e todo seu conteúdo entra na contagem dos caracteres com espaços;
Ø o trabalho em co-autoria deve possuir o número máximo de 3 (três) autores;
Ø no formulário de inscrição, deve ser indicado o eixo temático para o qual o trabalho está sendo submetido;
Ø O Pôster aprovado terá sua versão completa (contendo de 15.000 até 20.000 caracteres) publicada em CD-ROM, a título de Anais do Encontro. Este texto deve conter: título do trabalho em caixa alta com alinhamento centralizado; nome do autor e/ou co-autores indicando a instituição de origem, e-mail opcional de cada autor; texto completo com referências de acordo com as normas ABNT utilizando a fonte Times New Roman 12, com margens superior e esquerda de 3cm e direita e inferior de 2cm, com espaço entre linhas de 1,5. O trabalho completo deverá ser encaminhado como anexo em formato Word (doc) para o endereço eletrônico encontro@intertextoeditora.com.br, até o dia 15 de agosto.
Ø cada pôster será apresentado pelo(s) autor(es) em sessões de 10 min de exposição oral, compondo mesas de acordo com o eixo temático, a critério do Comitê Científico;
Ø em caso de ausência do(s) autor(es), não será admitida a apresentação do trabalho por pessoa externa à sua produção, o que interdita a entrega de qualquer certificado.
Ø -Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora
Ø O resultado da avaliação dos Resumos Expandidos submetidos será divulgado até o dia 15 de julho de 2009;


Exposição de quadros

Os inscritos no VI Encontro Nacional sobre Atendimento Escolar Hospitalar poderão participar, ainda, da exposição de quadros produzidos por alunos hospitalizados e/ou em atendimento domiciliar, se atendidas as seguintes orientações:


Inscrição de quadros para a exposição:

Os interessados em participar da exposição deverão enviar e-mail para o endereço eletrônico: galeria@unilasalle.org, aos cuidados da Profª Angelina Rojas, manifestando seu interesse e responsabilizando-se pelo cumprimento das regras abaixo.

- Os quadros inscritos devem ser fruto de processos pedagógicos vivenciados com alunos hospitalizados ou em atendimento domiciliar;
- Cada hospital poderá participar enviando três quadros. Quem desejar enviar um número maior de quadros deverá entrar em contato com profª Angelina Rojas, através do e-mail supracitado, verificando a disponibilidade de espaço.
- Os participantes da exposição deverão enviar os quadros por correio para o seguinte endereço, Rua Gastão Gonçalves, 79 Santa Rosa, Niterói, RJ, Brasil, Cep: 24240-030 aos cuidados da profª Angelina Rojas - coordenadora do Núcleo de Artes e Cultura da Unilassale até o dia 20/08/2009.
- Cada quadro enviado deverá conter identificação do hospital em seu verso.
- Cada quadro deverá estar acompanhado de um texto explicativo do processo pedagógico realizado para a produção do quadro apresentado, seguindo as seguintes normas de formatação: fonte Arial, tamanho 14; alinhamento justificado; máximo de 10 linhas com espaçamento simples. Este material escrito deverá, ainda, ser encaminhado, obrigatoriamente, para o e-mail galeria@unilasalle.org, aos cuidados da Profª Angelina Rojas.


Qualquer dúvida:
encontro@intertextoeditora.com.br
ou (21) 8757 3498,
(21) 8146 4595,
(21) 7131 6459

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

PAPERS’ SUBMISSION

The papers are divided in three categories
I- Oral communications that are done by invitation and are organized as conferences and round tables. At this category, professionals who have recognized experience or/and academic knowledge are invited by the Scientific Committee to present specific subjects related to the meeting’ theme.
II- Commented Poster as the result of a proposal submitted by the author to the Scientific Committee. The proposal must be related to one of the thematic areas defined by the committee as:

a) Curriculum- papers related to the curriculum organization of the pedagogical-educational work developed on a hospital setting;

b) Evaluation- papers with theoretical-methodological thoughts about evaluation processes of learning on the daily hospital school activities;

c) Mediation- papers showing a critical analysis of pedagogical-educational practices developed at the hospital school;

d) Management- papers which discuss aspects related to the administration of the educational system policies and the coordination of the pedagogical-educational practices developed at the hospital environment;

e) Teacher training- papers concerned with the teachers’ necessary educational background for teaching sick children that are hospitalized or in a home tuition.

III– Exposition of paintings done by the hospitalized children and adolescents that participate on the pedagogical-educational activities at the hospital school


Subscriptions
The subscription might be done at the pale of the Publisher ‘Intertexto Editora’ at the address http://www.intertextoeditora.com.br/Subscription form without presenting a paperName:Passport number:Address:
City:
State/Country:
Postal code:
Telephone number:
E-mail:
Institution:

Subscription form with a paper’s presentation submissionName:Passport number:Address:
City:
State/Country:
Postal code:
Telephone number:
E-mail:
Institution:
Paper submission to be presented as a posterThematic area:( ) 1 - Curriculum( ) 2 - Evaluation( )3 - Mediation( )4 - Management( )5 – Teacher trainingPaper’s title:
Principal author:
Second author:
Third author:
Abstract with a minimum of 4000 and a maximum of 5000 characters.

Three Key words








Guidelines for the submission of a paper to be presented as a commented poster:
- in order to be able to submit a paper the candidate must be subscribed to the meeting;
- each author may submit a maximum of 2 papers, being then individual or with co-authors;
- the poster must be exposed at the first day of the meeting and stay as such during the total duration of the meeting.
- the poster’ confection with 90 cm of length and 100 cm height is of total responsibility of its author(s).
- the paper will be sent to the Scientific Committee as a expanded abstract.
- the expanded abstract must be sent until 30 june 2009, with an attached Word file (doc) to the e-mail address encontro@intertextoeditora.com.br, together with the Subscription Form for paper submission, also attached. Both files must be named as Archive Identification + Thematic area + last family name of the first author.
Example: 1st archive: Subscription Curriculum Silva and Expanded Abstract Curriculum Silva

Ø the abstract must have between 4 and 5 thousands characters, single space, with title, name of the authors and three key words; the abstract text must be written without paragraph and all its content counts as characters.
Ø the paper with co-author must have a maximum of three authors.
Ø at the submission form must be indicated the thematic area to which the paper is being submitted;

Ø the approved abstract must have a complete version with 15 and 20 thousands characters that will be published in CD as the Meeting’s annals. This text must have: the title of the paper in block and centralized capital letters; name of the author/co-authors indicating the institution of work, e-mail (optional), full text with references according to ABNT, Times New Roman 12, letter, 3 cm for the superior and left margins and 2cm for the inferior and right margins. The between lines of 1,5. The full paper must be sent as Word doc to the e mail address encontro@intertextoeditora.com.br, until 15 August 2009.
Ø each pôster will be orally presented by its author(s) during sessions of 10 min sessions according to its thematic area as decided by the Scientific Committee;

Ø in the case of the author(s) absence, the poster will not be presented by person who is not part of its production, and will not receive the certificate.

Ø the organization committee will decide on what to do as concerned to any other situation diverse from the ones presented here.

Ø the evaluation result of the submitted papers will be announced until 15 July 2009.